Passaporte para a História

Passaporte para a História

Este blog destina-se as pessoas que querem aprofundar os seus conhecimentos em História e desejam recursos midiáticos para tal finalidade.

Aproveitem o blog e ampliem os seus conhecimentos.

Um abraço fraterno !

André Luiz.

sábado, 11 de setembro de 2010

Revista : Aventuras na História.

O mundo em 1808
Enquanto Napoleão guerreava e dom João fugia, a Inglaterra ampliava seus domínios. Arte e ciência também davam grandes passos
por Felipe Van Deursen
Américas

Estados Unidos proíbem importação de escravos

Entre 1769 e o dia 1º de janeiro de 1808, cerca de 500 mil negros foram levados aos Estados Unidos como escravos. A partir dessa data, não seria mais permitido desembarcar nos portos do país com a “mercadoria”. Os ideais da Revolução Americana inspiraram a maioria dos estados a banir o tráfico, exceto Carolina do Sul e Geórgia, mais dependentes da mão-de-obra escrava. Na constituinte de 1787, o assunto gerou polêmica e, depois de os Estados do sul terem ganhado mais representação no Congresso Nacional, um pacto foi firmado para que, até 1808, a importação de escravos fosse banida. A abolição da escravatura ocorreu somente em 1865, com o fim da Guerra Civil americana, que opôs os estados do sul (escravagistas) aos do norte (abolicionistas).

Começa o processo de independência na América Espanhola

Nas colônias da Espanha, o ano foi marcado pela atuação das juntas regionais, criadas para representar o rei. Fernando VII, que havia assumido em março, foi deposto em maio por Napoleão Bonaparte, fato que gerou uma conseqüente perda de controle da metrópole sobre as colônias americanas. A resistência na Espanha ao domínio francês – representada por um comitê, a Junta Central – não tinha legitimidade na América, levando à criação das juntas regionais. A primeira delas surgiu em setembro, em Montevidéu, no Uruguai.

Ásia

Navio inglês invade porto de Nagasaki

No dia 14 de outubro de 1808, a fragata britânica HMS Phaeton invadiu porto de Nagasaki, no Japão. A cidade, até 1859, era a única em território japonês aberta a transações internacionais, mas apenas com a Holanda. Para entrar na baía de Nagasaki, os ingleses usaram uma bandeira holandesa. Fizeram reféns e exigiram mantimentos pela liberdade deles. Depois de dois dias, os invasores foram embora. Após o incidente, o Japão passou a investir na defesa da costa.

Britânicos tentam ocupar Macau

A península chinesa de Macau, que por quatro séculos esteve sob domínio de Portugal, foi invadida pela Marinha britânica. Em função de sua posição estratégica, Macau desempenhava um importante papel nas rotas comerciais na Ásia e, por isso, foi muitas vezes assediado pelas potências européias. Os britânicos já tinham tentado conquistar a península em 1802, sem sucesso. O fracasso repetiu-se em 1808.

Europa

Rússia invade a Finlândia

Alexandre I, czar da Rússia, invadiu a Finlândia no fim de fevereiro. O país escandinavo foi disputado durante séculos por russos e suecos. Oitenta e sete anos antes, em 1721, a Suécia cedeu aos rivais a província de Vyborg. Até que, em 1809, a Finlândia foi oficialmente anexada ao território russo. O país só conquistou sua independência em 1917.

Beethoven apresenta quinta sinfonia

Ludwig van Beethoven regeu pessoalmente a estréia da Quinta Sinfonia ou Sinfonia do Destino, no dia 22 de dezembro de 1808, em Viena, na Áustria. A recepção àquela que se tornaria uma das mais populares – senão a mais – composições da história foi morna. O compositor alemão havia criado algo revolucionário: sem entrada lenta e sem fanfarra inicial. Apenas quatro notas e a música ocidental mudou para sempre.

Goethe publica Fausto

Em 1808, Wolfgang von Goethe publicou a primeira parte do poema Fausto. Famoso mito alemão, Fausto é um sábio que vende a própria alma ao demônio Mefistófeles, em troca de poder e mais conhecimento. A história já era conhecida na Alemanha com o livro Faustbuch (O Livro de Fausto), de autor desconhecido e publicado no século 16. Nessa versão, o sábio vai ao inferno na cena final. Na concepção de Goethe, ele é salvo por anjos que o levam para o céu.

Cientista descobre cinco elementos químicos

Após ter descoberto o sódio e o potássio, em 1807, o químico inglês Humphry Davy descobriu no ano seguinte mais cinco elementos químicos: cálcio, boro, magnésio, estrôncio e bário. Baseado em experimentos com eletrólise (processo químico provocado por eletricidade), Davy sugeriu que ela seria muito útil na indústria. O cientista, agraciado com os títulos de cavaleiro britânico e barão, também fez grandes contribuições para a agricultura e a mineralogia.

Oceania

Rebelião do rum na Austrália

Uma insurreição militar estourou na Austrália quando o governador de Nova Gales do Sul, William Bligh, foi deposto pelo comandante das tropas locais, George Johnston. O conflito ocorreu como resultado das tentativas de diversos governadores em restringir os privilégios econômicos dos militares, baseados nos negócios de bebidas alcoólicas deles. Por isso, o episódio ficou conhecido como Rebelião do Rum.

África

Serra Leoa torna-se colônia britânica

Descoberto por portugueses no século 15, Serra Leoa virou colônia britânica em 1808. Vinte e um anos antes, em 1787, abolicionistas ingleses instalaram um porto por lá, onde hoje é a capital do país, Freetown. Com a declaração de ilegalidade do comércio negreiro pelo Parlamento inglês, a base transformou-se em centro de operações contra o tráfico, aumentando a presença britânica naquela região. A independência de Serra Leoa só veio em 1961.

fonte: http://historia.abril.com.br/home/

Nenhum comentário:

Postar um comentário