Passaporte para a História

Passaporte para a História

Este blog destina-se as pessoas que querem aprofundar os seus conhecimentos em História e desejam recursos midiáticos para tal finalidade.

Aproveitem o blog e ampliem os seus conhecimentos.

Um abraço fraterno !

André Luiz.

sábado, 28 de agosto de 2010

Enem : 2010

Professores orientam para os estudos até a prova

16/08/2010
Marcela Sorosini - marcela.sorosini@folhadirigida.com.br
O Enem 2010 será aplicado nos dias 6 e 7 de novembro. O exame avaliará os alunos por uma Redação e por provas objetivas nas seguintes áreas de conhecimento do ensino médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O professor Manuel Gomes, diretor de ensino do Colégio e Curso GPI, destaca que os alunos não podem esquecer que a avaliação é feita por estas áreas e que o estudo das disciplinas não pode ser feito de forma independente. "Uma prova do modelo Enem busca do aluno uma formação global, então ele não deve se focar em uma ou outra área de conhecimento na hora do estudo", constata o professor.

Segundo o professor, uma estratégia válida para longos períodos de preparação é fazer muitos exercícios. Segundo ele, não necessariamente é preciso estudar a matéria por uma linha cronológica. "Quando o aluno estuda na mesma sequência que estudou anteriormente, pode ficar entendiado, mais cansado, pois já sabe o que vem depois. Ao salpicar diversos conhecimentos para atender as habilidades, o estudo é mais agradável e eficiente", comenta o professor.

Haroldo Costa e Silva Filho, diretor do Sistema Elite de Ensino, aconselha os estudantes a terem um plano de estudo equilibrado. Segundo ele, é interessante o foco nas áreas em que cada um possua dificuldades, mas isto não significa que se deva deixar de lado as disciplinas com que há maior facilidade. "Os alunos devem treinar muito as Redações. Precisam ler muito os jornais e, de preferência, escreverem uma Redação por dia. E quanto as outras disciplinas, elas devem ser estudadas de forma uniforme", afirma o professor.

Os dois educadores ressaltam a importância da resolução das provas anteriores do Enem, apesar das alterações no processo de elaboração e correção de exame. Os educadores concordam que as formulações das questões são bem parecidas e que os assuntos e conteúdos avaliados são os mesmos.

Para Manuel Gomes, ao se preparar, o aluno não pode deixar de resolver três provas: o simulado que o próprio Inep publicou no ano passado, a prova que vazou e não foi aplicada em 2009 e, por fim, o Enem 2009. "Uma vez vista essa fase mais recente do Enem e, na minha opinião, de uma qualidade melhor, o aluno deve fazer outros exames anteriores. Quanto mais provas ele resolver, melhor", diz o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário