Passaporte para a História

Passaporte para a História

Este blog destina-se as pessoas que querem aprofundar os seus conhecimentos em História e desejam recursos midiáticos para tal finalidade.

Aproveitem o blog e ampliem os seus conhecimentos.

Um abraço fraterno !

André Luiz.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

História dos Óvnis no Brasil

Óvnis revelados
Aeronáutica divulga mais uma leva de documentos sobre incidentes com óvnis brasileiros. Os relatos dos objetos desaparecidos desta vez são referentes aos anos 90.
Monique Cardone

Casos de aparições de Objetos Voadores Não-Identificados (óvnis) em cidades brasileiras integram os arquivos da Aeronáutica que foram recentemente entregues a Coordenação-Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal. O conteúdo de 793 páginas conta com relatos de pilotos, civis e militares que dizem ter presenciado situações anormais nos anos 90. Será mais um capítulo da polêmica discussão sobre a existência de seres extraterrestres?

O material, que era confidencial, já aguçava o imaginário das pessoas e provocava debates entre crédulos e céticos antes mesmo de serem divulgados. Dentre os acontecimentos relatados, o que mais chama a atenção é o de 20 de março de 1996, no qual há registros de sete testemunhas que presenciaram objetos estranhos no céu, em cinco cidades do Rio Grande do Sul.

Uma portaria da Força Aérea Brasileira publicada no início de agosto no Diário Oficial da União determina como devem ser registrados e arquivados os relatos sobre os chamados óvnis. De acordo com a Aeronáutica, documentos relacionados a esse assunto não serão mais sigilosos, e sim entregues regularmente ao Arquivo Nacional – ainda faltam liberar os arquivos dos anos 2000.

Em artigo publicado na Revista de História da Biblioteca Nacional, Rodrigo Moura Visoni, arquivista da Aeronáutica, afirmou que relatos de óvnis existem há milênios. Mas a hipótese desses fenômenos estarem relacionados a espaçonaves pilotadas por seres alienígenas só surgiu no final do século XIX, com o progresso da astronomia e a popularização de livros de ficção científica.

“No século XX, as hipotéticas naves extraterrestres tornaram-se realmente populares: o rápido desenvolvimento da astronáutica ocasionado pela Guerra Fria com o lançamento dos primeiros satélites artificiais e a criação de veículos espaciais mostrava que viagens interplanetárias eram uma ideia viável. Se o ser humano podia viajar pelo espaço, seres espaciais também poderiam visitar a Terra”, explicou Visoni.

Para o ufólogo Alberto Francisco do Carmo, o que mais preocupa na revelação desses arquivos é a falta de ousadia decisiva para se estudar o fenômeno. “De fato, se estiverem exibindo tudo que têm, vê-se que durante todo este tempo houve apenas registro burocrático de dados. A única força aérea de outra parte do mundo que se aprofundou no assunto, curiosamente outra "FAB", foi a Força Aérea da Bélgica, que ousou admitir a presença de óvnis e até se associou a bons ufólogos locais.O resultado foram dois dossiês maçudos”, afirmou o ufólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário