Passaporte para a História

Passaporte para a História

Este blog destina-se as pessoas que querem aprofundar os seus conhecimentos em História e desejam recursos midiáticos para tal finalidade.

Aproveitem o blog e ampliem os seus conhecimentos.

Um abraço fraterno !

André Luiz.

sábado, 28 de agosto de 2010

UFRJ 2011: inscrições em setembro 25/08/2010

Thiago Lopes - thiago.souza@folhadirigida.com.br
Depois de aprovar algumas alterações para o próximo concurso de acesso, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) segue as discussões para definir as regras do seu Vestibular 2011, que selecionará alunos para 40% das mais de 9 mil vagas oferecidas pela instituição.

Em reunião, realizada na quarta-feira, dia 25 de agosto, o Conselho de Ensino de Graduação (CEG) definiu as datas do concurso. As inscrições serão realizadas pela internet. de forma gratuita, entre os dias 20 e 26 de setembro. Os Testes de Habilidade Específica (THE) serão aplicados nos dias 23 e 24 de outubro e as provas discursivas em 15 e 21 de novembro. O edital está previsto para o dia 1º de setembro.

Também está em discussão na universidade a inclusão de novos cursos. Depois de já ter aprovado Gastronomia, o Conselho Universitário (Consuni) se reuniu em 26 de agosto para votar a aprovação ou não das modalidades. A decisão sobre os cursos de Engenharia Civil, Mecânica e de Produção, que estavam em pauta, foi adiada para uma próxima reunião. Já o Bacharelado em Química foi aprovado, na Ilha do Fundão e em Macaé, ambos no turno da noite. No Fundão, serão disponibilizadas 20 vagas. No caso de Macaé, das 50 vagas destinadas ao curso de Licenciatura em Química, metade foi transferida para o Bacharelado. A divulgação oficial do edital está prevista para ocorrer no dia 1º de setembro.

No próximo concurso, 60% das vagas serão destinadas para a seleção através do Enem/SiSU, sendo que 20% do total são reservadas aos alunos oriundos de escolas públicas do município, do estado e da Faetec. Os 40% restantes serão selecionados através das tradicionais provas discursivas da UFRJ.

Segundo Ana Maria de Almeida Ribeiro, que preside a Comissão de Acesso do CEG, os dois processos são indepententes, fato que possibilita que os candidatos participem nas duas frentes de seleção. "O Enem é um processo e o concurso da UFRJ é outro. Não é proibido concorrer nas duas formas de acesso, é ate bom que participem de tudo para terem mais chances. O que não será aceito é a matrícula do mesmo candidato em duas vagas diferentes", explicou.

Em relação aos candidatos que estão incluídos dentro dos 20% das políticas de ações afirmativas, Ana Maria informou que não sabe dizer se eles poderão concorrer também ao restante das vagas do Enem, pois é uma decisão que não cabe a UFRJ, mas sim ao MEC. Ainda de acordo com ela, caso as vagas destinadas ao SiSU não sejam totalmente ocupadas, serão transferidas para o processo seletivo da própria universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário